Ter uma loja virtual, vender através de plataformas de marketplace e redes sociais, são práticas que combinadas trazem cada vez mais presença virtual à sua loja. Anunciar no máximo de plataformas que o seu público alvo está com certeza é uma das melhores formas de fortalecer essa presença. Uma plataforma que tem ajudado diversos lojistas a cumprir esse objetivo é o Google Shopping. Afinal o Google é o maior buscador do mundo com mais de 3.5 milhões de pesquisas por dia no Brasil.

O Google Shopping é pago?

Não, desde outubro de 2020, o Google Shopping passou a permitir que lojistas anunciem de graça na plataforma, porém a opção de fazer a divulgação paga ainda existe, mas mesmo para lojistas que não tem como investir em campanhas pagas, a plataforma é uma ótima ferramenta para ajudar na divulgação dos produtos.

Contudo, é importante lembrar que o Google Shopping é apenas uma vitrine que facilita que o cliente encontre seus produtos, não é possível finalizar a compra diretamente nessa plataforma, ela apenas direciona o cliente para a sua loja virtual.

Como configurar o Google Shopping

Primeiramente é preciso criar uma conta no Google Merchant Center, para criá-la acesse https://merchants.google.com/, em seguida clique em “primeiros passos”. Preencha todos os campos com as informações, selecione o país e o fuso horário de Brasília. No quadro seguinte “Onde você quer que seus clientes finalizem a compra?”  Marque a opção “No meu site”. No final da página clique em “li e concordo com os Termos de Serviço do Google Merchant Center “, e clique em “Criar conta”.

Agora já no Google Merchant, clique no Logo do Google Merchant na parte superior à esquerda para poder ir ao painel administrativo.

Chegou o momento de cadastrar e comprovar a propriedade do seu site, clique no botão vermelho “Corrigir”, no parte superior à direita.  No campo “URL do site” digite o endereço da sua loja. Em seguida você tem três opções para verificar o site, instalação de Tag HTML, Google TagManager ou fazendo integração com Google Analytics.

Contudo, caso você tenha uma loja virtual Dezik o procedimento é bem simples, você pode conferir nosso tutorial da integração Google Shopping.

Cadastro de produtos Google Shopping

Logo após ter feito todo o processo de verificação do domínio da sua loja virtual retorne ao painel de controle do Google Merchant Center. A esquerda clique em “Produtos”, agora a plataforma dará duas opções de inclusão dos seus produtos, “adicionar um único produto” ou “Fazer upload de vários produtos”. Na opção “adicionar um único produto” é preciso preencher todos os dados do produto manualmente um a um, nome, marca, descrição, imagens, preço, disponibilidade de estoque, se o produto é novo, recondicionado ou usado, informações de frete, como o tipo da transportadora ou serviço de entrega, prazos de despacho, entrega e valores de frete.

O preenchimento manual das informações só é recomendado em último caso, principalmente em lojas que já tem um bom volume de vendas,  pois além de não ser nada prático cadastrar muitos produtos um a um, os dados de estoque e preço também precisam ser atualizados manualmente, tomando ainda mais tempo e abrindo brechas para possíveis falhas.

A outra opção “Fazer upload de vários produtos” é o caminho mais recomendado. Pois te permite fazer o cadastro de um mix completo de produtos em poucos cliques, além de permitir integração com sua loja virtual atualizando as informações de preço e estoque automaticamente. A integração para clientes da Dezik também é bem simples e pode ser acessado no nosso tutorial de integração Google Shopping.

Depois de fazer o cadastro aguarde que o time do Google faça a aprovação do seu Feed de Produtos. Entretanto, caso tenha algum problema de reprovação do Feed, reveja as regras para anunciar produtos no Google e se não achar nenhuma erro na regra, peça ajuda ao time de suporte do Google clicando no ícone de “?”.

Campanha Shopping Google Ads

Com a conta configurada e os produtos cadastrados corretamente também é possível fazer campanhas do shopping no Google Ads. Os anúncios são uma ótima forma de dar mais visibilidade aos produtos, principalmente se você está começando. Para saber mais detalhes de como criar campanhas de Shopping no Google Ads acesse nosso tutorial completo.

Procurando uma plataforma de e-commerce que tenha integração com Google Shopping, além de outros recursos para vender cada vez mais? Conheça a Dezik, somos uma das melhores e mais completas plataformas de e-commerce do Brasil. Faça um teste grátis de 15 dias e veja que a Dezik é a plataforma certa para alavancar as suas vendas.

Teste Grátis