Uma das estratégias mais conhecidas do marketing digital (ainda que muitos possam não conhecer pelo nome) é o retargeting, segundo a qual um anúncio sobre um produto que você uma vez procurou em uma loja virtual ou comércio eletrônico continua te seguindo por outros sites.

No Google AdWords essa ferramenta recebe o nome de remarketing. Mas seja como retargeting ou remarketing ela tem sempre o mesmo objetivo, alcançar as pessoas que acessaram seu site ou seu aplicativo.

O remarketing por ser feito de duas maneiras: Rede de pesquisa, onde o anúncio aparece em resposta às pesquisas feitas no buscador da Google, e a Rede de display, na qual o anúncio aparece em todos os sites (sejam eles blogs, mídias sociais, entre outras páginas) que permitem a exibição de propagandas do AdWords.

Em ambos os casos, quando um visitante acessa um produto específico, essa informação é armazenada em um cookie em seu computador. Quando ele acessa outros sites parceiros que permitem a exibição de anúncios pelo Google, ele é identificado e passa a receber anúncios daquele mesmo serviço.

Essa estratégia permite escolher o público que será alvo de um anúncio através da criação de listas de remarketing. Você pode segmentar por aqueles que acessaram uma URL específica – e que passarão a receber apenas anúncios sobre essa página -, ou segmentar por cada uma das categorias de seu site e, até mesmo, criar campanhas para os consumidores em geral que já acessaram sua página.

Uma das grandes vantagens do remarketing, ou retargeting, é persuadir um cliente a efetivar uma compra. Muitas vezes um visitante chega até mesmo a colocar um produto no carrinho mas desiste da realização por diversos motivos; outras não está procurando um produto específico e por isso mesmo saí do site ou aplicativo antes de adquirir o serviço. Quando esse usuário é confrontado com um anúncio, repensa sua ação e pode acabar voltando para concluir a compra.

Para utilizar o remarketing é preciso adicionar a tag de remarketing ao seu website, criar as listas de retargeting e criar as campanhas para cada página, produto ou serviço que deseja anunciar. Para ter resultados melhores e variar os anúncios de seu produtos, essas duas últimas ações podem ser gerenciadas constantemente.

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