O SEO, Search Engine Optimization, reúne estratégias de rankeamento nos mecanismos de busca e é muito importante para que um site tenha uma posição boa entre os resultados de pesquisa, como apresentamos em texto anterior.

Os fatores que influenciam o SEO podem ser divididos em ao menos duas categorias: On page e Off page.

Os elementos On page são aqueles que devem ser ajustados dentro do próprio website. Servem para que os mecanismos de busca sejam capazes de relacionar o conteúdo de sua página com aquilo que é pesquisado pelos usuários.

Entre os principais fatores On page estão a qualidade e tamanho do conteúdo o título interno – aquele que aparece na página do site quando seu leitor já está navegando dentro dela -, o título SEO – que aparece nos mecanismos de busca e devem atrair o público -, utilização de palavras-chave nas URLs e ao longo do texto e o uso de heading tags que mostram a hierarquização das informações no site.

Assim como, conteúdos multimídia otimizados, nomeados corretamente e com tamanhos adequados, utilização de links internos – que apontam para páginas relacionadas dentro do mesmo site e que tenham conteúdo de qualidade -, design responsivo, entre outros.

Já os fatores Off Page são aqueles provém de fora do site. São elementos que mostram como outros sites apontam para o seu, como as pessoas estão falando sobre e compartilhando seus conteúdos, quão importante sua página está se mostrando sobre algum resultado de pesquisa.

Entre esses fatores estão o link building – quando outros sites fazem o link com conteúdos do seu, o que acaba apontando-os como conteúdos de qualidade e desenvolvidos com propriedade sobre aquele assunto -, a autoridade que seu website tem, construída em parte pelo link building, mas também pela quantidade e regularidade de publicações e pelo tempo de existência de seu domínio, por exemplo.

E ainda, entre muitos outros fatores, o engajamento que seu site provoca nas mídias sociais, mostrando ao mecanismos de busca que seu conteúdo agrada ao público. Esse elemento pode ser potencializado através do fator On page de desenvolvimento de botões de compartilhamento.

O aprimoramento dos fatores de SEO internos a sua página podem acabar por garantir os elementos externos a ela. É preciso trabalhar com ambos conjuntamente e, assim, seu site ou página terá a qualidade que os leitores procuram, conquistando o público que seu site precisa.

Artigos Relacionados

Comments
pingbacks / trackbacks

Deixe um Comentário