Todo mundo que trabalha com um público sabe a importância de atingi-lo. Seja um veículo de comunicação, um comércio, seja o formato que tiver ou a plataforma que adotar, nada adianta que ele exista se não é consultado. Na web não é diferente. Todo site que oferece um produto ou serviço precisa garantir que ele está sendo acessado para que seja bem sucedido.

É para monitorar a interação que um website tem, descobrir como ele está sendo encontrado pelo seu público e como a experiência do usuário pode ser melhorada que existe o Google Analytics. A ferramenta, que é gratuita, analisa as postagens do site, mostrando quais são efetivamente visitadas, quanto tempo o internauta permanece em determinada página, se o conteúdo postado é popular, se as promoções estão atraindo público, etc.

Todas essas informações são apresentadas ao administrador por meio de relatório produzidos em tempo real e que podem ser personalizados, determinando quais dados ou seções serão analisadas e de acordo com quais métricas. Além disso, os resultados podem ser formatados e compartilhados como você preferir e necessitar, na forma como melhor se encaixam em sua organização.

O Google Analytics analisa também como os visitantes navegam pelo website, quais caminhos percorrem, se tem dificuldades em encontrar determinadas seções, se postagens mais populares se encontram nos locais corretos, etc. Essa funcionalidade pode ajudar a identificar possíveis falhas no design do site e, assim, permitir que a equipe faça as correções necessárias e que tornem a experiência do usuário mais agradável.

Além disso, a ferramenta analisa dois aspectos muito importantes nos dias atuais: o tráfego do site em dispositivos móveis e a interação por meio das mídias sociais. No primeiro deles, o Google Analytics avalia quem está acessando por esses aparelhos, quais estão sendo usados (celulares, tablets, etc.), se o conteúdo é responsivo e adaptado e permite a criação de campanhas que atinjam esse público especificamente.

Já no segundo aspecto, das mídias sociais, a ferramenta analisa como elas estão impactando as interações em seu website, mostrando quantos visitantes chegam até ele a partir de determinada rede, qual mídia cativa um público maior e em qual este público compartilha mais seus conteúdos; assim como apresenta o valor monetário das referências a seu site em uma rede.

O Google Analytics apresenta também informações sobre questões mais técnicas, como o tempo e velocidade que uma determinada páginas demora para carregar e frequência com que hiperlinks são abertos. A ferramenta, que analisa ainda a publicidade do site, pode ser associada ao AdWords para melhor gerenciamento das campanhas.

No entanto, é preciso ter em mente que as falhas ou apenas possíveis melhorias apontadas pelo Google Analytics, sejam elas de design, conteúdo e/ou programação, precisam ser corrigidas por uma equipe de profissionais de TI, gestores de mídia e designers que saiba como avaliar os relatórios da ferramenta e aprimorar o site e suas funções.

Entender como o consumidor está se comportando em seu website garante que produtos de maior interesse estejam sendo oferecidos e apresentados nos lugares certos e da maneira como o próprio público prefere. Dessa forma, com os produtos e/ou serviços sendo efetivamente encontrados e acessados, as vendas podem aumentar e atrair cada vez mais clientes.

 

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