No último dia 15 de novembro, a Amazon – famosa empresa de comércio eletrônico (e-commerce) – lançou para todos os clientes o QuickSight, ferramenta que estava em pré-visualização desde outubro do ano passado e que é descrita pela própria companhia como um “serviço de inteligência de negócios muito rápido e fácil de usar”.

O QuickSight compõe a gama de produtos da Amazon Web Services (AWS), foi desenvolvido para ser utilizado em nuvem e ter um custo até 90% menor que outras soluções oferecidas no mercado por grandes empresas do setor, como Tableau, Qlik, Microsoft, entre outras.

A ferramenta permite que dados sejam coletados de diversas fontes de dados da AWS, desde Amazon Redshift e Amazon Aurora, até Amazon RDS, Amazon S3, entre outros; ou ainda fazer upload de arquivos em formato de planilhas, CSV e TSV ou até mesmo se conectar com serviço de dados de terceiros, como os das empresas já mencionadas.

QuickSight está disponível em duas versões: Standard e Enterprise, com valor de de US$9 e US$18, respectivamente, para cada usuário em um contrato de um ano. O compromisso também prevê a disponibilidade de 10GB no SPICE – o mecanismo de cálculo utilizado para a análise das informações – além de ser possível adquirir GB adicionais por US$0,25 por mês.

Para começar a utilizar a ferramenta basta fazer login e se conectar com uma base de dados. O serviço promete oferecer análises em cerca de um minuto, com sugestões das formas como as informações podem ser apresentadas e visualizadas da melhor maneira. Além disso, é possível compartilhar as análises de um usuário com os outros, de forma a facilitar e melhorar a análise global das informações de uma empresa.

Mas o que torna o QuickSight um serviço importante é seu baixo custo. Ao oferecer um serviço tão bom quanto o de seus concorrentes por um valor muito menor, a ferramenta obriga que as outras empresas passem a oferecer produtos mais em conta, tornando a inteligência de negócios acessível a clientes que antes não dispunham de condições financeiras para contratar serviços de Business Intelligence (BI) devido ao alto investimento necessário.

O serviço desenvolvido pela Amazon conta também com plataformas para interfaces mobile, com aplicativos para iPhone e iPad e smartphones e tablets com sistema Android, além de permitir a análise e visualização offline. Com isso, instituições concorrentes precisam também se preocupar com esses aspectos, fundamentais para agradar aos clientes e que garantirão a experiência completa em BI para todos eles.

Dessa forma, mesmo pequenas e médias empresas, com baixo poder aquisitivo, podem adquirir um estratégia de Business Intelligence de qualidade e trabalhar com formas ágeis e eficientes de análise de dados, que irão aperfeiçoar os negócios e a tomada de decisões baseadas em fatos concretos. E ainda, o baixo custo do QuickSight pode posicionar a Amazon como uma importante concorrente no mercado de plataformas analíticas.

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário