Mobilidade hoje é um dos termos mais importantes nas indústrias de diferentes áreas de atuação. O usuário/cliente quer ter controle sobre suas ações e poder realizá-las em qualquer lugar, a qualquer momento e, de certa forma, já está até acostumado com essa possibilidade. É justamente para que executivos tenham mais controle, que ferramentas de Business Intelligence (BI) Mobile surgiram.

Ao menos, desde 2011 o Mobile BI tem aparecido no mercado, mas uma análise realizada pela Ventana Research e divulgada este ano apontou que definitivamente as áreas de Mobile Analytics e Business Intelligence convergiram – mais de 82% das organizações afirmaram acessar suas ferramentas de análise e BI via dispositivos móveis.

O resultado da pesquisa não é nenhuma surpresa, afinal, se a utilização de softwares e estratégias de Business Intelligence já trazem diversos benefícios à uma empresa, imagine as vantagens de fazer isso sem restrições geográficas.

Entre os benefícios podem ser listados a possibilidade de – instantaneamente – ver, monitorar, adicionar e compartilhar com outros funcionários informações, relatórios, planilhas, gráficos, etc., atualizados, estando em qualquer lugar e a qualquer momento, além de monitorar eventos e indicativos de performance, e até mesmo receber alertas.

Com o Mobile BI é possível aperfeiçoar setores de venda, serviços e apoio ao agilizar a decisão de estratégias, responder questões que levavam dias para serem resolvidas, acessar informações de inventários, carregamento e entrega de qualquer empresa a qualquer distância, por exemplo, podendo ser utilizado por funcionários que têm contato diário com clientes ou até mesmo por fornecedores, investidores, distribuidores e acionista, sem custo adicional.

Alguns modelos de Mobile BI são aplicativos, outros são inteiramente baseados na Web e podem ser acessados em smartphones, tablets, PCs e até mesmo em Smart TVs. E o melhor, não é necessária nenhuma mudança no design da ferramenta de BI utilizada pela empresa.

Um exemplo de implementação bem sucedida de Mobile BI é a feita pela ‘U.S. Xpress’, uma transportadora localizada em Chattanooga, Tennessee. A empresa utilizou a ferramenta para monitorar as horas de inatividade dos caminhões e reduzir o desperdício de combustível. Nos primeiros três meses a ‘U.S. Xpress’ já teve 100% de retorno no investimento e no primeiro ano economizou mais de US$ 3 milhões no consumo de combustível.

O software de Mobile Business Intelligence utilizado na ‘U.S. Xpress’ foi projetado para ser utilizado por funcionários desde os motoristas até o CEO da empresa e foi tão efetivo que levou outros departamentos a pedirem o desenvolvimento de uma aplicação para eles também, especialmente para o setor de vendas. Um relato sobre os detalhes do uso da ferramenta pela companhia e os resultados obtidos pode ser lido (em inglês) no ‘Business Intelligence Journal’ – volume 16, número 2.

Em um mundo conectado, onde pessoas estão quase sempre usando dispositivos móveis, o desenvolvimento e implementação de ferramentas de Mobile BI eram inevitáveis e necessárias. Agora, mais do que passar o tempo todo nas redes sociais e páginas de entretenimento, podem trabalhar em sua ferramenta de Business Intelligence onde e quando a informação for necessária.

Artigos Relacionados

Comments
  • Carlos
    Responder

    Adorei, parabéns!

Deixe um Comentário